Diário das Tentantes Amigas

Criar uma Loja Virtual Grátis

Citrato de Clomifeno

Citrato de Clomifeno

Substância: Citrato de Clomifeno
Remédio: Clomid, Serofene

Como funciona?
O Clomid é indicado para os casos de infertilidade feminina decorrente de anovulação.
Já vem sendo usado há muito tempo, porém, quando notou-se que o uso prolongado do citrato de clomifeno podia causar cistite ovariana, o medicamento passou a ser administrado apenas por curto período de tempo (5 dias). 

O clomifeno, tomado em forma de pílulas, ordena a glândula pituitária à produzir ou aumentar a produção de hormônios que vão completar a ovulação (Hormônio Folículo Estimulante, FSH).

Ele prepara os seus ovários para disponibilizar os óvulos. Então, assim que terminado os seus cinco dias tomando as pílulas, o seu hipotálamos (parte do cérebro que regula funções básicas como, a temperatura) liberará Hormônio Luteinizante, LH, o qual age no folículo do ovário rompendo o mesmo e liberando o óvulo. E isso é a ovulação.

Boas candidatas para esse tipo de tratamento são mulheres que ovulam irregularmente, mulheres que não ovulam e mulheres com síndrome de ovários policísticos. 
As pílulas são geralmente tomadas durante 5 dias como já dito anteriormente e a ovulação normalmente ocorre entre 5 e 9 dias após a última pilula. 

A maioria das mulheres sob esse tratamente, usam o remédio por entre 3 e 6 meses. O sucesso não é mais provável se o remédio for tomado por um período mais longo, então se a mulher já passou por três ou quatro ciclos ovulatórios com o remédio e não engravidou, provavelmente o médico recomendará outro método.

Efeitos Colaterais
Os remédios que combatem a infertilidade podem causar uma série de pequenos efeitos colaterais como sensibilidade emocional, um pequeno aumento no volume dos ovários, dor estomacal, sensibilidade nos seios, insônia, náusea, vômitos, dores de cabeça, visão embaçada, fadiga, irritabilidade, depressão, aumento de peso e em casos raros, cistos no ovário. 

Estar fazendo tratamento contra infertilidade pode ser muito intenso emocionalmente já que você fará muitas visitas ao médico para monitoramento e, se o fracasso for contínuo a mulher ou o casal, pode começar a entrar em depressão.

Um estudo feito com 2.500 mulheres em Israel indicou que o tratamento da inferlidade não aumentam as chances de cancer de mama ou ovários.
As estatísticas

Para os casais, os números que interessam são quanto à ovulação e quanto à gravidez.
Os números são bem satisfatórios: Cerca de 70 - 90% das mulheres conseguem ovular e a maioria nos primeiros três meses de tratamento. 

Dessas, entre 20 e 60% engravidarão. A diferença nessas percentagens é devido à outros fatores que podem influenciar na gravidez como, a hora em que o sexo é consumado, a idade da mulher e a agilidade dos espermatozóides do marido).

Inquérito
o que vocês acham dos seus tratamentos ?
Ótimo
Bom
Regular
Ou ainda não começaram
Ver Resultados

Rating: 2.2/5 (73 votos)